Câncer de Mama Secundário.

Poderia ter sido diagnosticada, 10 anos antes.

Mulher com uma rosa junto ao peito
Câncer de Mama



Pacientes vão ao médico três, quatro ou mais vezes para serem diagnosticados corretamente.

"Ninguém mencionou Câncer de Mama. Eu poderia ter sido diagnosticada, 10 anos antes. Se você está sentindo alguma dor, não importa onde, informe os médicos sobre essa minha história, mesmo que ele pense que você esta maluca, ficando louca, não importa, quanto mais cedo você descobrir, melhor para conte-lo. " Jo Myatt, 43 anos.

Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) 10 Anos

"Manifesto em Defesa do SUS"

Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), sera homenageada pela Câmara Municipal de Salvador no dia 25 de outubro.



Câmara promoverá no Plenário Cosme de Farias, sessão especial em homenagem aos 10 anos da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Varias autoridades confirmaram presença, inclusive alguns ex-ministros da saúde (Humberto Costa, José Saraiva Felipe, José Agenor Álvares da Silva, José Gomes Temporão, Alexandre Padilha, Arthur Chioro e Marcelo Castro) onde será lançado um “Manifesto em Defesa do SUS”.

Uma boa coisa fizeram os “nobres” Vereadores na Câmara Municipal de Salvador.

O SUS e nós Usuários, aplaudimos;



Sarampo Como Eliminar a Transmissão/Circulação do Virus

Campanha Nacional de Vacinação Sarampo 2019


Sarampo Mata, temos que cuidar das nossas crianças, cuidar de nós mesmos, participe, divulgue para o seu vizinho, para o seu parente, nos grupos Whats-app, nas Redes Sociais.

"Esta simples e fácil ajuda sua. Este seu gesto para com o próximo. Pode salvar a vida de uma criança. Pode salvar a sua vida. Esta sem dúvida é uma boa coisa que estaremos fazendo." (Contamos com você, viu)



Esta simples e fácil ajuda sua, este seu gesto para com o próximo, pode salvar a vida de uma criança, pode salvar a sua vida, é uma boa coisa que estaremos fazendo, contamos com você.
Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, espera que essas ações incisivas 2019/2020 , interrompa a transmissão do Sarampo, eliminando a circulação do vírus no país.

Sarampo Mata
Foto: Ministério da Saúde


A estrategia da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo lançada pelo Ministério da Saúde no mês de outubro engloba todas as Unidades de Saúde do Brasil.


Dois grupos terão um foco prioritário na campanha.


O primeiro serão as crianças de 6 meses a 5 anos, do dia  7 a 25 de outubro, o foco será neste grupo. O dia "D" (quem não tomou, tem que tomar) será no dia 19 de outubro.



Esta simples e fácil ajuda sua, este seu gesto para com o próximo, pode salvar a vida de uma criança, pode salvar a sua vida, é uma boa coisa que estaremos fazendo, contamos com você.
Foto: Ministério da Saúde

Em novembro serão os adultos de 20 a 29 anos, do dia 18 até o dia  30 de novembro, a prioridade nas ações estará nestes "marmanjos" (toma jeito, né...Vai tomar a vacina...) . 

O Ministério da Saúde para atingir sua meta, de 2,6 milhões de crianças e 13,6 milhões de adultos. 
Fez a maior compra de vacinas contra sarampo dos últimos 10 anos ao todo 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas.


60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas
Foto: Ministério da Saúde

O Ministro Luiz Henrique Mandetta em uma entrevista, disparou essa "Vacina é um direito da criança ela não consegue ir sozinha há uma Unidade de Saúde para se vacinar. Por isso Pais, Responsáveis, Avós, Você ou algum adulto, faça um check-in na carteirinha de vacinação da criança. E como ato de Respeito leva ela para tomar vacina". (Avisado Foi..Leva a Criança e "deu")



Esta simples e fácil ajuda sua, este seu gesto para com o próximo, pode salvar a vida de uma criança, pode salvar a sua vida, é uma boa coisa que estaremos fazendo, contamos com você.
Foto: Ministério da Saúde

Sarampo é uma Doença Grave, depois de anos ela voltou, a vacinação tem o poder de erradicá-la.


Se você perdeu a carteirinha sua o da criança, não sabe se tomou nem quando, não vacile, dirija-se a Unidade de Saúde mais próxima, leve a criança, tome novamente. Faça sua parte, colabore, essa ação poderá evitar muitos desgostos no futuro.


Os Municípios, foram desafiados também,  incentivados para se engajar nessa campanha. 
O Ministério da Saúde, destinou 200,6 milhões de Reais (grana pra "dedéu"),  para aqueles que cumpriram as metas estabelecidas no Projeto. Terão acesso aos recursos os gestores que:

Informarem e Comprovarem, quantos foram Vacinados, suas respectivas faixas etárias, uma serie de requisitos importantes. Com esses dados essenciais, Ministério da Saúde terá como planejar, o Controle a logístico da  Campanha.

O Ministério, espera que entre 2019/2020, essas ações,  interrompa a transmissão do Sarampo, eliminando a circulação de vírus no país. (gostei, um desafio, porreta)


Saiba mais:


O que é Sarampo

Como Prevenir Controlar o Sarampo
Quais os sintomas do Sarampo.




Dráuzio Varella na Conferência da Bahia

Se resolver abrir o livro do que sabe sobre SUS...

O povo baiano terá a oportunidade de ouvir de Dráusio Varella escritor do livro "Estação Carandiru"coisas sobre SUS, que em livro algum escrito foi.

MACONHA: "Eu estou aqui para discutir o uso recreativo, ou melhor o uso adulto da maconha" Dráuzio Varella



O escritor Dráuzio Varella, profundo conhecedor da Saúde Publica, como relatou no livro, lançado em 1999, "Estação Carandiru", que conta sobre seu trabalho com os presidiários do Carandiru



Afinal, qual é o real problema do SUS?
O SUS tem o maior programa de vacinação do mundo, reduziu a mortalidade infantil no país inteiro e conta com o mais completo programa para HIV/Aids. Mas, ao mesmo tempo, enfrenta problemas cruciais: fila de espera, dificuldade de acesso, falta de medicamentos e poucos leitos. Afinal, qual é o real problema do SUS?

O escritor e médico oncologista, alem do conhecimento demonstrado no livro, nestes anos que se passaram, sua experiencia pelas andanças que fez em todos os cantos do Brasil, conhecendo as entranhas que dão sustentação a "Vida" do Sistema Único de Saúde, dará sua contribuição como Palestrante da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, se ele resolver abrir o livro, certamente o povo baiano ouvirá coisas que nunca ouviram.



Vaginectomia Metoidioplastia - Mudança de Sexo


O Poder de uma Conferência Nacional de Saúde.


Sistema Único de Saúde, irá incluir tratamento de vaginectomia e metoidioplastia.



O Ministério da Saúde, hoje 24/06, formalizou em uma publicação no Diário Oficial da União, autorização para que o SUS_Sistema Único de Saúde, inclua em sua lista de tratamentos, a vaginectomia e metoidioplastia.


O que seria isso?


Vaginectomia: cirurgia para remoção da vagina ou parte.


Metoidioplastia: tratamento hormonal para crescer o clitóris, ficando parecido com um pênis.


Resumindo, a mulher que decidiu ser homem, tendo sua identidade reconhecida judicialmente como homem, terá direito ao tratamento para mudança de sexo. (tira a coisa, e coloca o coisa)


Esta decisão vem se arrastando há anos, é um tema polêmico, tem muito “pano pra manga”, esta questão, deixaremos para nos aprofundar, em outra publicação, hoje vamos abordar principalmente:


O “Poder” de uma “Conferência Nacional de Saúde”, chama-se Participação Popular.



Foi justamente em uma Conferência Nacional de Saúde, que os “GLBTT” (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis), lá em 2007 organizados e legitimados, participaram da 13ª Conferência Nacional de Saúde. Munidos da melhor ferramenta, que é a Participação Popular, conseguiram com representatividade incluir no Relatório Final, a efetivação da Portaria MS/ GM nº 675/2006, uma das reivindicações foi, (Assegurar a gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis (GLBTT) o acesso equânime). Hoje a publicação da Portaria no Diário Oficial, foi fruto da conquista da Conferência Nacional de Saúde em 2007.


A Portaria nº 1.370 publicada hoje, trata exatamente do “Acesso Equânime à Saúde”.


Esta palavra “Equânimidade” confesso que fui compreendê-la, a pouco tempo, sempre relacionava ela com igualdade, porém ela abrange muita mais.

Equânime está intimamente entrelaçado a imparcial, neutro, com o que é justo.

Decidir com “Equanimidade”, não significa fazer aquilo que você acredita ser certo ou correto. A terra que faz brotar a Equanimidade, chama-se, “Consenso Social”, aquilo que é bom ou correto, dentro do ordenamento jurídico, surge do Consenso Social.


Sendo assim, não importa o que eu acho, não importa o que o Presidente da República pensa, dentro dos princípios que norteiam o SUS, Universalidade, Integralidade e Equidade, a Equanimidade é parte legitima em todos. Mesmo que meu julgamento seja diferente, o Consenso Social prevalece.


Vale ressaltar também, que são exatamente estes princípios e diretrizes, que empoderam o SUS, pois o Sistema Único de Saúde é fruto do Consenso Social. Como tenho dito, o que sustenta o SUS não são simplesmente Leis, Decretos ou Portarias, comparando com uma casa, elas seriam as paredes, o alicerce é a Participaçao Popular.


Decisões como a publicado hoje, certamente foi motivo de felicidade a todo o grupo LGBTT, buscaram e agora suas reivindicações foram atendidas.

Entretanto, não podemos esquecer, dos milhões necessários para implementar os procedimentos, deve ter outro grupo sorrindo, também, esta história comentei em uma postagem anterior “SUS a Galinha dos Ovos de Ouro”.




Agradeço a você, por sua visita ao Blog.


Grande Abraço.

Cirurgia Intra-Uterina.

Cirurgias Intra-Uterinas.

No inicio deste mês de junho, em Clevelãndia, OH, EUA uma equipe liderada por um dos cirurgiões fetais mais experientes do mundo, Dr. Darrell Cass, realizou  com sucesso uma cirurgia "in utero", para  corrigir um complexo defeito do tubo neural em um feto 23 semanas.

O bebê, uma menina, passa bem.



"É desafiador, mas além de melhorar as perspectivas para o bebê,  é um importante aprendizado para nossa equipe, assim nos  preparamos para cirurgias fetais ainda mais complexas, possibilitando que mais bebês sejam beneficiados.", diz o Dr. Cass.

Tecnologia na Saúde - Centro de Diagnóstico. Móvel.

Diagnóstico do Câncer de Pulmão.


Hospital de Amor de Barretos (SP), reconhecido no Brasil e no Exterior, com atendimento 100% SUS. Referência em tratamento oncológico, cruzará o país realizando exames gratuitos para diagnóstico do câncer de pulmão.

hospital do câncer


Hospital de Amor de Barretos (SP), reconhecido no Brasil e no Exterior, é o hospital que mais atende casos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 18 especialidades.(100% SUS).
Referência em tratamento oncológico, cruzará o país realizando exames gratuitos para diagnóstico do câncer de pulmão.
Uma carreta foi  equipada para diagnosticar o câncer, que é o segundo mais comum, em incidência e mortalidade. segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Medicamentos - Preço Máximo

Preços máximos, venda de Medicamentos. 



A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos - CMED, mensalmente elabora uma lista de medicamentos, com seus respectivos preços máximos de venda, devendo obrigatoriamente ser disponibilizada para consulta dos consumidores, nas farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidores e importadores, não podendo cobrar valor acima do permitido pela CMED nos medicamentos.


Segundo a Anvisa, o consumidor pode procurar pelo nome da marca do medicamento ou pelo princípio ativo.

Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, pode encaminhar denúncia à CMED. Ouvidoria

Pacto de vacinação.

Pacto de vacinação pretende ampliar imunizações contra o sarampo



Quase metade dos municípios não atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo. Medida pretende controlar surto da doença
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, propôs aos gestores de saúde dos estados e municípios um novo pacto pela vacinação no País. A ideia é conter os surtos de doenças já erradicadas, como o sarampo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14).

Nesse sentido, a pasta orienta que os horários de atendimento dos postos de saúde sejam adaptados à rotina da população. Creches e escolas também devem ser mobilizadas para reforçar e assegurar a vacinação. Há ainda a necessidade de alertar aos pais sobre a responsabilidade de atualizar a caderneta de vacinação das crianças.

Cenário

Segundo dados do Ministério da Saúde, 49% dos municípios não atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo contra a doença. A situação é alarmante sobretudo em cidades do Amazonas, Roraima e Pará, onde o vírus está circulando.

A vacinação é a estratégia mais eficaz para evitar a infecção. As doses são oferecidas gratuitamente  nos postos de saúde. É possível encontrar duas modalidades da vacina: a tetravalente e a trivalente, indicadas para os bebês de 15 meses de vida.

Ao longo do ano passado, 10,3 mil casos da doença foram confirmados, 90% deles no Amazonas. Neste ano, três infecções foram detectadas. Agora, além do tratamento, os técnicos do ministério também trabalham para identificar o padrão de circulação do vírus e assim determinar quais são as áreas mais vulneráveis.

Fonte: Ministério da Saúde

314ª Reunião Ordinária do CNS

Grupo de Trabalho (GT)


O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta quinta-feira (14/02) a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar sobre as especificidades da saúde indígena.

O GT será composto por representantes do Ministério da Saúde, Conass, Conasems, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena.

O anúncio  foi realizado durante a Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), que contou com a presença do presidente do CNS, Fernando Pigatto.
O assunto será tratado no plenário do CNS nesta tarde, na 314° Reunião Ordinária.


Seminário sobre Controle Social

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou de um seminário sobre controle social em Portugal. 



Especialistas de diversos países discutiram estratégias e ações para promover a participação dos cidadãos na definição das políticas de saúde no país europeu. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde português, ocorreu no último dia 7 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Na ocasião, o CNS foi avaliado como referência em participação social na saúde.

Foto: Fundação Calouste Gulbenkian – Jornal O Comércio

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Cidadania.

16ª Conferência Nacional de Saúde.

Exercício da Cidadania.




"Muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa." Mario Sergio Cortella

Saúde Digital.

Vidas mais longas e saudáveis.

Com o mercado global de saúde digital crescendo, não é surpresa que gigantes como a Apple, entre tantas outras,  estejam disputando para se apoderar de uma fatia, ou melhor, do bolo inteiro, neste segmento Saúde Digital. 




Possuindo a dinheirama que possuem, eles têm a capacidade de contratar inúmeros médicos, engenheiros, técnicos, para trabalharem no desenvolvimento recursos tecnológicos e de saúde, o que lhes proporciona uma enorme vantagem de mercado, sem falar no prestígio que uma grande companhia inevitavelmente possui junto aos órgãos governamentais,, exemplo o FDS, levando facilmente adiante o processo e sua aprovação.


De acordo com a Revista FastCompany do mês de janeiro, a Apple está disposta a superar três grandes desafios da área de saúde: 

1-Gerenciamento da pressão arterial.
2-Controle do diabetes.
3-Ciência do sono.

A Apple está desenvolvendo um monitor de pressão sangüínea, capaz de monitorar os batimentos cardíacos, parecido com o que já faz o relógio que possuem no mercado, segundo o The Patent Office, que publicou uma patente da Apple em junho de 2018, descreve que o usuário sentiria um aperto no pulso, quando fosse detectado qualquer anormalidade, e outros novos recursos e sensores que permanecem em segredo.

Já o diabetes, a Apple quer definitivamente aposentar as agulhas,  furar o dedo, sangue, seria coisa passada, usaria um sensor de luz que iluminaria a corrente sanguínea no pulso do usuário para identificar moléculas de açúcar no sangue, alertando sobre as variações de glicose.

E em termos de ciência do sono no ano passado, a Apple comprou a empresa Beddit, que faz um sensor fino que desliza debaixo do colchão do usuário e pode detectar coisas como tempo de sono, frequência cardíaca, respiração, ronco e temperatura e umidade do quarto.

A Apple é apenas um exemplo das inovações tecnológicas na medicina que possibilitaram teoricamente, erradicar doenças e nos proporcionar vidas mais longas e saudáveis.

Entrevista ex-sertanista da Funai José Meirelles

"Acho que eles deviam é dar um curso para os índios do Brasil. Esse negócio de flechar missionário, eu acho ótimo". José Meireles


Em entrevista à BBC News Brasil, o ex-sertanista da Funai José Meirelles descreve episódios marcantes nos quase 50 anos que dedicou à proteção de povos isolados na Amazônia, como diálogo com indígena que o emboscou e o dia em ue teve de 'matar um índio para sobreviver'.




Quando Meirelles foi flechado, em 2004, já fazia 15 anos que ele vivia na base da Funai na confluência do igarapé Xinane com o rio Envira, responsável por vigiar um vasto território onde se estima haver três ou quatro etnias jamais contatadas.

Link: BBC

Como aliviar a cólica menstrual.


Desde criança, a jornalista Erika Kwiek convive com a dor da cólica. Já são 15 anos, aprendendo a conviver  com esta situação.



“Comecei a menstruar com oito anos e foi uma surpresa, porque ninguém esperava. Veio por uns cinco meses e parou. Com nove anos voltou e ficou todo mês. Com isso, chegaram as cólicas menstruais. Eram terríveis”, conta ela.

Por causa da idade, ela não podia tomar anticoncepcional e nem fazer exames invasivos para garantir um diagnóstico. A Erika chegava a desmaiar. Ela passou anos amenizando o sofrimento com medidas paliativas, como o uso de analgésicos e, aos 15 anos, começou a tomar anticoncepcional.

Aos 17, decidiu parar o anticoncepcional por conta própria, mas as dores voltaram com mais força. “Cheguei a perder vestibular. Estava no caminho e comecei a passar mal no transporte público. Tiveram que me levar correndo para o hospital. Resolvi voltar para o anticoncepcional, porque vi que é o único jeito que não passo tão mal”. Além do anticoncepcional, a jornalista toma remédio para aliviar as dores, principalmente na lombar.

Como aliviar a cólica?

O ginecologista e consultor José Bento deu algumas dicas:

Uso de anti-inflamatório.

Medicamentos que bloqueiam a menstruação.

Atividade física moderada – a liberação de endorfina age como analgésico.

Bolsa de água quente no pé da barriga – o calor melhora a inflamação.

Vitaminas (ômega 3 e complexo B).

Endometriose. O que é?

É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Cólica é sintoma de endometriose?

A cólica é o sintoma mais importante da endometriose. Segundo José Bento, 60% das mulheres que têm cólica têm endometriose. Não é possível diferenciar uma cólica “comum” da cólica provocada pela endometriose.

Por isso, é importante ficar atenta aos demais sintomas:

Mudança no hábito intestinal ou urinário durante o ciclo menstrual.

Sangramento irregular – maior volume ou sangramento fora da menstruação.

Dificuldade para engravidar.

Dor durante a relação sexual.

Quando a endometriose é pequena, pode ser tratada somente com anticoncepcional ou bloqueio hormonal. Mas se a doença já estiver avançada, é preciso fazer videolaparoscopia para remover os focos da endometriose.